segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Categorização das Casas-Museu



Paço dos Duques, 1 de Fevereiro de 2010


A tipologia casa-museu tem suscitado em Portugal interesse e inúmeras actividades nos últimos anos. Vários encontros nacionais e um encontro internacional, seguiram-se à realização da reunião anual do DEMHIST que teve lugar em Lisboa em 2005.
Internacionalmente, o grupo de trabalho que constitui o comité temático internacional do ICOM, tem vindo a trabalhar para dar a conhecer as especificidades desta tipologia de museus, que abarca uma infinidade de projectos diferenciados. O projecto de categorização, iniciado há quase uma década, contou com a colaboração de dezenas de instituições portuguesas e inicia agora uma nova fase.
No dia 1 de Fevereiro de 2010, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, tentou-se dar a conhecer, no âmbito deste projecto, o caminho percorrido até à data e o que se perspectiva para o futuro. A presença e a participação de um grande número de profissionais foram fundamentais para o debate sobre o trabalho realizado e o desenvolvimento de novas vertentes, designadamente a utilidade do projecto de categorização no contexto nacional.